Pinacoteca do RN recebe exposição virtual para centenário de Djalma Maranhão

maq_galeria

Pela primeira vez, a Pinacoteca do Rio Grande do Norte recebe uma exposição virtual. Maquetes eletrônicas reconstituem acampamentos do projeto “De pé no chão também se aprende a ler” e da antiga Galeria de Arte Cândido Portinari, na Praça André de Albuquerque. As imagens podem ser vistas na exposição Centenário de Djalma Maranhão (1915-2015), que abre nesta quinta-feira (27), às 18h.

A mostra completa permanece na Pinacoteca até 31 de janeiro de 2016. Os desenhos foram feitos pelo arquiteto Gabriel Monte, a partir de relatos e fotografias da época. Para o acampamento de aulas, o arquiteto fez estudo de material utilizado e até da vegetação presente no entorno.

Ao entrar na Galeria de Arte, o visitante viaja no tempo até 1963, para a abertura de uma exposição do escultor Xico Santeiro, organizada pelo artista plástico Newton Navarro, com presença de importantes personalidades. Dentre elas, o escritor paraibano Ariano Suassuna. Nos banners, que também compõem a mostra, poderão ser vistos outros detalhes da Galeria e dos acampamentos idealizados pelo então prefeito de Natal Djalma Maranhão. Parte da vida pública e familiar do político também será exposta.