Jucurutu: Unidos em praça pública, Evangélicos e Católicos clamam por chuva

Evangélicos e católicos se unem em praça pública para pedir em oração que Deus intervenha por Jucurutu e Região mandando chuva!

Representantes de Igrejas evangélicas e da Igreja católica do município de Jucurutu; estiveram hoje unidos em praça pública neste sábado (19) iniciando um projeto de oração para que Deus atenda as nossas necessidades e envie chuva para nossa cidade e região onde a seca assola há 5 anos.

Depois do momento de fé e oração na praça, o grupo desceu para o leito do Rio Piranhas, principal rio da região que abastece várias cidades e comunidades, onde mais uma vez deram-se as mãos e oraram pela chuva! A cena foi emocionante e pela primeira vez na cidade vimos evangélicos e católicos rezando juntos para que Deus abra as comportas e mande chuva para nossa Jucurutu e região.

Hoje foi apenas o primeiro dia do projeto #JucurutuClamaPorChuva, vamos continuar as orações e pedir a Deus Todo-Poderoso!

Presentes no encontro: Pastor Luiz Carlos (Igreja Batista), Pastor Hernandes (Igreja Missão Evangélica) e o Ministério Jovem (Igreja Católica).

 

img_6145 img_6148 img_6151 img_6152 img_6159

Você que está lendo essa matéria, mesmo que não sofra com a falta de água, reze/ore/clame para que Deus envie chuvas para Jucurutu, Caicó, São Rafael, nosso estado Rio Grande do Norte e toda região Nordeste que sofre com a falta de água, com tanta terra seca sem produzir, tantos bichos morrendo de fome e os agricultores que continuam com esperança esperando que essa estiagem passe.

Oração

Deus Todo-Poderoso,

Estamos precisando de chuva.

Percebemos agora,

Olhando para o céu claro, azul,

Que maravilha

E pensar que tanta água pode cair do céu,

Que agora está vazio e claro!

Nós colocamos a nossa confiança no Senhor, oh Pai.

Temos certeza de que o Senhor sabe das nossas necessidades.

Olhe nossas terras secas, querido Deus,

E abençoa com a bênção da chuva que tanto clamamos

Amém.

Jucurutu amanhece com céu nublado após madrugada com chuvas

IMG_2341
Terra molhada, árvores regadas

Nesta quarta-feira (11), nossa Jucurutu amanheceu chuvosa, esta blogueira nem queria se levantar da cama só pensava em continuar relaxando com o barulho da chuva, que ocorre pra gente sempre como um milagre…  A temperatura amenizou um pouco por conta da chuva que banhou a cidade durante a madrugada.

Vídeo: Campanha no facebook, leva cabeleireiro jucurutuense a conhecer o Instituto Neymar

IMG_1309

Conhecido pelos cortes estilosos, criativos e por estar sempre conectado ao mundo moderno dos cabelos masculinos, o cabeleireiro Alexandre Neymar das Tesouras e sua esposa Rayssa Lopes, conseguiram realizar um grande sonho, que foi sair de Jucurutu/RN diretamente à Praia Grande, no litoral de São Paulo a convite de Cosme Sales cabeleireiro e amigo de infância do craque Neymar, após iniciada uma campanha no facebook para que o cabeleireiro Jucurutuense cortasse o cabelo do jogador do Barcelona.

Com tamanha repercussão, ajuda de amigos na campanha para que o jucurutuense pudesse cortar o cabelo do craque do futebol brasileiro, e, depois de uma postagem de um vídeo mostrando o “Neymar das Tesouras” cortando um cabelo com os olhos vendados, a notícia chegou até os jogadores da base dos Santos/SP e foi aí que chamou a atenção do Cosme Sales, que imediatamente entrou em contato com o artista da terra de São Miguel Arcanjo e fez um convite para o profissional conhecer o Instituto Neymar.

Com o apoio total de comerciantes e lojistas da cidade, Alexandre e sua esposa foram até a Baixada Santista onde foram muito bem acolhidos por uma galera divertida, simpática e que ficou o tempo todo se comunicando com a população de Jucurutu através de vídeos e agradecendo a todos que realizaram o sonho do conterrâneo que acabou exportando seu profissionalismo até o município de Praia Grande/SP, onde realizou vários cortes no salão de beleza do Instituto Neymar.

De última hora apareceu esse convite, tive apenas 8 dias para correr atrás de patrocínios e com ajuda de Deus, os comerciantes ajudaram e consegui chegar lá. Lá no instituto só tinha eu do Rio Grande do Norte, e levamos o nome de Jucurutu, né? Porque as postagens que eles estão fazendo de lá, estão sempre falando na cidade, enaltecendo o nome de Jucurutu e isso é bacana, graças a Deus deu certo, eu estive lá presente e cortei cabelo no Instituto do Neymar e realizei meu sonho. Muito obrigado à todos que me ajudaram e agora as portas vão se abrir e vou levar o nome de Jucurutu ao topo mais alto, se Deus quiser.” Disse ao Blog Alexandre Neymar das Tesouras.

Acompanhe as fotos e o vídeo deste grande e inesquecível momento:

IMG_1312

 

JUCURUTU: Escolinha voluntária de futsal Rsc têm atividades encerradas por falta de apoio da Secretaria de Esportes


time pro blog

Nosso blog percebeu o encerramento da Escolinha de futsal Rsc, através da página do facebook e entrou em contato com o professor que em tom de desabafo, confessou que vinha enfrentando burocracias para que ele desistisse do projeto, até que chegou o momento que o Secretário Pablo Cassiano conseguiu inviabilizar totalmente o projeto que já existia há três anos beneficiando crianças carentes de Jucurutu.

A escolinha funcionava na quadra da Escola Municipal Joel Lopes, sob a autorização da direção da Escola e todos os gastos desse projeto social eram arcados com recursos do próprio professor, a prefeitura e a secretaria não gastavam nada com os alunos. Inclusive o professor revelou ao blog que ele mesmo, com seu próprio dinheiro, comprava tênis, meias, ternos e chinelos para os alunos que são carentes e que esperavam e sonhavam com uma oportunidade no futuro do futebol.

A escolinha chegou a capacitar vários alunos para participar de campeonatos importantes na Região e no Estado, levando o nome de Jucurutu e promovendo o esporte da cidade!

A indignação do professor foi ver seu empenho, sonho, e toda a sua dedicação para com essas crianças, de tentar formar jogadores profissionais e tirar muitas crianças das ruas e trazê-las para o mundo do esporte, ser interrompido.

Ocorre o seguinte: O competente e extraordinário Secretário de Esportes, deu seu jeito de acabar com a escolinha que era totalmente voluntária e a prefeitura não tinha custo nenhum e muito menos Pablo, para colocar dois professores do seu grupo e passar a cobrar por essas aulas. Ou seja: inviabilizando o acesso das crianças carentes às quadras e ao esporte para colocar filhos de pessoas com condições de pagar pelas aulas e ainda gerar uma renda para seus dois amigos, parecendo uma forma de empregá-los ou de dobrar a renda, não sei… Quero saber qual o interesse e finalidade nisso senhor secretário?

O blog vai organizar um abaixo-assinado para que a escolinha tenha seu retorno de imediato, e apoiar totalmente o professor Celino que durante esses três anos fez muito sacrifício, pois sozinho sustentava esse projeto e isso não pode ficar perdido! Espero contar com a ajuda da população para trazer esse projeto de volta com todos os direitos necessários!

Celino é policial aposentado e com seu próprio aposento, mantinha a entidade.
Celino é policial aposentado e com seu próprio aposento, conservava a entidade.

bolas e ternos

 

 

 

 

 

Com chuvas, nível do Rio Piranhas aumenta e deixa população Jucurutuense feliz!

Por causa das chuvas que caíram no início da semana no Seridó e na Paraíba, para a alegria de todos; nosso Rio Piranhas teve uma recuperação considerável garantindo a população que o abastecimento de água continue normalizado.

Jucurutu foi umas das cidades que mais foi atingida pela seca, apesar de ser localizada às margens do Rio Piranhas que é responsável pelo abastecimento de várias cidades como Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, São Vicente, Bodó e mais 156 comunidades, nossa população não teve tanta sorte, a cidade precisou passar por protesto, desespero de moradores que estavam e continuam enfrentando uma das maiores crises econômicas e ainda eram obrigados a pagar conta de água que não chegava às torneiras.

Os dias correndo atrás de carros pipas, famílias com idosos e deficientes em casa que imploraram muito por água, pela Adutora Engate Rápido, por soluções, podem continuar descansados que esse sofrimento deve ficar no passado, mas jamais esquecido!

A nova paisagem do nosso Rio Piranhas é linda de se ver! É esplêndido! É divino!

FOTOS: Blog Emanuella Galvão

0a461de80c91b7028ee78679d0e8f1e1 b22dd206eba6bbf0a901eaa03fc84f1f ed32b3bfebe9929ba1fd297d2fad72de

Meteorologistas do Nordeste vão se reunir nos dias 21 e 22 em Recife

A 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor leste do Nordeste, de 2016, está marcada para os dias 21 e 22 de março, na sede da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), em Recife. Representando o Rio Grande do Norte, estará participando o gerente de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), Gilmar Bristot.  A programação consta de apresentação dos representantes das instituições federais e estaduais e, no dia 22, a finalização do Boletim de Análise e Previsão Climática.

A última reunião foi realizada em fevereiro, na sede da EMPARN, quando os meteorologistas do Nordeste concluíram que “a análise dos resultados de previsão climática utilizados para a elaboração desse documento (CPTEC/INPE, FUNCEME e INMET) mostram, de forma unânime, uma tendência de chuvas abaixo do normal para o período de março a maio de 2016 no setor norte da Região Nordeste”.

Os meteorologistas lembram ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal Sistema Meteorológico  responsável pela ocorrência de chuvas no Nordeste. Ela é influenciada  pelas variáveis climáticas ligadas aos oceanos Pacífico e Atlântico. Destacam que “variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos tem forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de março a maio sobre a região Norte do Nordeste e, o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação à ocorrência de chuvas, tanto na questão da distribuição temporal como espacial”.

Fim de semana tem chuvas acima dos 50 mm em quatro cidades do RN

chuva-no-sertao

Segundo a Emparn, houve precipitações em 15 municípios do estado.

Maior delas ocorreu em Cruzeta, no Seridó, que registrou 95,8 milímetros.

O fim de semana foi de chuva em 15 cidades potiguares. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre as 7h da sexta-feira (12) e 7h desta segunda (15) foram registradas precipitações acima dos 50 milímetros em quatro municípios da região Seridó. Em Cruzeta, onde mais choveu, o índice pluviométrico chegou a 95,8 milímetros.

 

Em Equador (com 71,3mm), São José do Seridó (60mm) e Parelhas (53mm) as chuvas também levaram alívio para o homem do campo. Na região Oeste, onde também foram registradas precipitações, o município de Serra do Mel foi onde mais choveu: 15mm. Na Grande Natal, choveu muito pouco: 0,4 milímetros em Ceará-Mirim.

O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada. Atualmente, 19 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d’água e outras 72 em sistema de rodízio.

Abaixo, veja lista das 15 cidades onde choveu neste fim de semana

Região Oeste

Serra do Mel: 15mm

Assu: 3mm

Baraúna: 2mm

Olho D’Água do Borges: 2mm

Patu: 1mm

Região Seridó

Cruzeta: 95,8mm

Equador: 71,3mm

São José do Seridó: 60mm

Parelhas: 53mm

Pedro Avelino: 23,5mm

São Fernando: 18,3mm

Florânia: 9,2mm

Caicó: 7,8mm

Acari: 1,4mm

Grande Natal

Ceará-Mirim: 0,4mm

G1 RN

Com o janeiro mais chuvoso desde 2011, metade dos reservatórios toma água no RN

Reservatório transbordando em Jucurutu
Reservatório transbordando em Jucurutu

O mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). E o resultado é que quase metade dos reservatórios potiguares recebeu recarga de água. Só a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento de 34 cidades, recebeu 3,5 milhões de metros cúbicos (m³) e subiu 10 cm de lâmina.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), 21 receberam recargas que variam de 1% a 20% de suas capacidades. O açude Beldroega em Paraú, que iria entrar no volume morto já no próximo mês, teve um aumento no volume de água em 20% (1,6 milhão de m³). Diante do aumento, mesmo que as chuvas cessem, o reservatório ainda terá água até o mês de setembro.

Pequenos reservatórios transbordaram. Em Jucurutu, os açudes das comunidades de Riachão e Boi Selado atingiram seu volume máximo e já estão desaguando em direção à Armando Ribeiro, que está atualmente com 20,40% de sua capacidade (489,5 milhões de m³). O mesmo acontece com o acúmulo de água na obra da barragem de Oiticica, hoje com 3 milhões de m³, que está atingindo um braço do Rio Piranhas e contribuindo para a cheia do maior reservatório do estado.

Alguns reservatórios que entrariam em volume morto até junho deste ano, só chegarão a volume morto em dezembro. Isto significa que receberam recarga para durar mais 6 meses.

ACUMULADO

No acumulado de 2016, onde mais choveu no estado foram Apodi e Olho D’água dos Borges. Nas duas cidades o índice pluviométrico superou a marca dos 300 mm, atingindo respectivamente 304mm e 318mm. Em seguida, Portalegre (268 mm), Riacho da Cruz (238mm) e Caraúbas (236mm). Em São Rafael, onde já foram registrados 234 mm de chuva neste ano, chegou a cair granizo no ultimo final de semana.

“O sistema meteorológico responsável por estas chuvas é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que deve continuar nos próximos dias provocando chuva no litoral, mas principalmente no interior”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. No período de Carnaval, entretanto, o volume maior de chuvas deve acontecer na faixa litorânea do estado.

Os valores acumulados entre 3 e 10 de janeiro, segundo a precisão da Emparn, devem atingir cerca de 30mm no Agreste e Litoral Sul, 40mm na Região de Mossoró e acima de 60mm nas regiões Central, Seridó, Alto Oeste, Litoral Nordeste e Grande Natal.