INSS: COM REVISÃO DA VIDA TODA APOSENTADORIA PODE SER 5x MAIOR

Com o julgamento do Tema 999, o Superior Tribunal de Justiça decidiu sobre a possibilidade da chamada “Revisão da Vida Toda” consiste na inclusão de todos os períodos contributivos da vida do segurado.

No cálculo das aposentadorias, o INSS somente computava as 80% maiores contribuições a partir de julho de 1994, prejudicando quem passou a ganhar menos ou não contribuir para o INSS após 1994.

A Revisão da Vida Toda pode beneficiar, portanto, quem se aposentou após 1999 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou mesmo aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.

“Com a permissão da Revisão da Vida Toda já temos diversos exemplos de aposentados com renda mínima que passam a ter direito a 4 ou até 5 vezes mais do que já recebem” comentou o advogado jucurutuense Jordão Viana.

No entanto o advogado orienta a quem se interessar pelo cálculo da revisão que procure uma assessoria jurídica especializada, pois existem casos onde a revisão pode não ser vantajosa para o segurado e vir a baixar o seu salário de benefício, ao invés de aumentar. “Devido essa opção advinda da decisão do STJ, é possível que a revisão não seja benéfica ao aposentado, daí a importância da consulta a um advogado especialista”, finalizou Viana.

Em cada caso é importante realizar o cálculo para entrar com o processo. 

Para maiores informações envie um e-mail pra vianasaldanhaadv@gmail.com

Jordao Bezerra Viana – OAB/RN 16.166

Mossoró: Moradores denunciam vazamento de esgoto há 30 dias

Moradora da Avenida Maranhão no Bairro Barrocas em Mossoró/RN, cansada do cheiro insuportável que há mais de 30 dias afeta moradores do Bairro, resolveu postar fotos e vídeos do descanso da obra de saneamento que segundo ela, em desabafo através dos seus stories do Instagram, está há mais de trinta dias um buraco aberto em frente a sua residência, comprometendo a calçada que está rachada e correndo o risco de ser engolida pelo buraco. A morada relata que mesmo com o vazamento, a obra deu continuidade e deixou o bueiro aberto para trás, ficando assim há mais de 1 mês.

“ Essa rua não é iluminada, esse buraco durante a noite fica no escuro, uma pessoa já caiu dentro porque não viu “ disse a moradora

Esta blogueira acompanhou o desabafo da cidadã no Instagram que provocou indignação e como autoridades permitem que nessa época aconteça um descaso como este na saúde pública?

Esperamos que este problema seja resolvido o mais rápido possível, pois já faz mais de 30 dias que essas pessoas convivem com o cheiro terrível (dá até para imaginar) que sai desse esgoto. Fora o perigo que elas correm de mais acidentes.

Atenção: IBGE começa coleta por telefone da PNAD Covid

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no Rio Grande do Norte a coleta de dados da PNAD covid19, que é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Com entrevistas por telefone, a pesquisa vai mostrar as consequências da doença no sistema de saúde, na renda, no trabalho e na moradia dos brasileiros.

No Rio Grande do Norte, cerca mil pessoas serão entrevistadas por semana, em 94 municípios, por 43 entrevistadores(as). Em todo Brasil, 193 mil pessoas deverão informar ao IBGE sobre a situação da sua casa.

Com os dados coletados, será possível saber quantas pessoas com sintomas de covid19 procuraram serviços de saúde e quantas ficaram em casa, a quantidade de pessoas que recebeu auxílio emergencial e quantos perderam o trabalho, entre outras análises.

“Agora, com essa versão da PNAD, vamos poder compreender a relação entre fatores socioeconômicos e a doença, além de identificar os grupos mais vulneráveis”, explicou Samuel Marques, coordenador estadual da PNAD covid19 no RN.

Os primeiros resultados para o Brasil devem ser divulgados ainda no mês de maio com perspectiva de frequência semanal. Para os estados, os resultados serão mensais. O levantamento é fruto de parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde.

A PNAD covid19 utilizará exclusivamente telefone (celular ou fixo) para entrar em contato com os entrevistados(as). “Os entrevistadores do IBGE podem usar o Whats App para agendar uma ligação por telefone”, disse Marques. Na mensagem, serão informados os meios para verificar a identidade do entrevistador(a): 0800 721 8181 e www.respondendo.ibge.gov.br. Vale destacar que o IBGE não pergunta CPF, RG nem senhas aos entrevistados (as).

O IBGE também preparou uma plataforma virtual com pesquisas e mapas interativos para ajudar autoridades públicas e sociedade civil no enfrentamento da covid19. O sistema esta disponível em: www.covid19.ibge.gov.br.

No site, há estimativas de densidade de domicílios ocupados, deslocamentos da população em busca de serviços de saúde e outras informações.

PSDB de Jucurutu solicita a Justiça Eleitoral revisão de locais de votação na Zona Rural

A Zona Rural de Jucurutu tem hoje mais de 4 mil eleitores distribuídos em 20 seções

O PSDB de Jucurutu, através do seu presidente, o advogado Julinho Queiroz, ingressou com pedido de revisão dos locais de votação na 27ª Zona Eleitoral de Jucurutu. A Justiça Eleitoral ainda em 2019, modificou os locais de votação, acabando com todas as urnas da zona rural e transferindo todos os eleitores para votar na zona urbana.

Mas, a Zona Rural de Jucurutu tem hoje mais de 4 mil eleitores distribuídos em 20 seções. Devido a distância e dificuldade de acesso, a peça apresentada a 27 Zona Eleitoral destaca as comunidades de Espinheiro, distante 23 km da cidade; Mutamba, que fica há 30 km e a Serra do João do Vale, 25 km de Jucurutu.

“Diante do momento de pandemia que estamos vivendo, precisamos retornar as urnas para a zona rural, evitando maiores aglomerações na cidade e dando mais conforto a população para poder votar próximo a sua casa, fortalecendo cada vez mais a democracia com o exercício do voto”, argumentou o advogado Julinho Queiroz.

Novo coronavírus: nota pública

O Grupo de Trabalho Estadual de acompanhamento das medidas governamentais e privadas relacionadas ao Novo Coronavírus no âmbito do Ministério Publico Federal no Rio Grande do Norte (GT Covid-19) esclarece que a Ação Popular sob o nº 0814554-09.2020.8.20.5001, que tem por objetivo suspender a vigência do art. 2º do Decreto Estadual 29.634/2020 e, por consequência, retomar as atividades escolares a partir de 05 de maio, foi ajuizada pelo senhor Kleber Martins na condição de cidadão, sem relação com sua atuação como procurador da República.

A ação, portanto, não reflete o posicionamento do Ministério Público Federal, cuja atuação no caso é de responsabilidade do GT Covid-19, por meio de reuniões com os demais órgãos envolvidos, expedição de recomendações, celebração de Termos de Ajustamento de Conduta, instauração de inquéritos e ajuizamento de ações. O Grupo de Trabalho foi criado pela Portaria nº 48, de 09 de abril de 2020 da Procuradoria da República do RN e é formado pelos procuradores da República Caroline Maciel, Victor Mariz, PRDC e PRDC-substituto e procuradores naturais dos Procedimentos Preparatórios 1.28.000.000496/2020-37 e 1.28.000.000659/2020-81, e pelos demais procuradores voluntários Cibele Benevides, Fernando Rocha, Márcio Albuquerque e Maria Clara Lucena, após consulta e aprovação do Colégio dos Procuradores.

Os procuradores sustentam que não é o momento de atenuação das medidas restritivas determinadas pelos decretos estaduais em vigor no RN. Recente estudo solicitado pela Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte alerta que o Estado ainda se encontra na fase 1 da epidemia e projeta avanço da doença nos próximos meses. E de acordo com dados da OMS, apenas nos últimos 12 dias, o número de infectados aumentou em mais de um milhão no planeta. O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesu, sustenta que abandono precipitado das restrições pode gerar um refluxo da pandemia tão grave quanto a propagação atual.

A procuradora-chefe do MPF no RN e integrante do GT, Cibele Benevides, destaca que “as crianças não têm a consciência de autoproteção como os adultos, então se contaminam muito facilmente e podem transmitir aos pais e avós, estes últimos do grupo de risco”. É o que aponta estudo da John Hopkins University, dos EUA, ao afirmar que apesar de apenas desenvolverem sintomas graves em 2,5% dos casos, as crianças estão sujeitas à infecção e podem ser vetores do vírus. Estudos na Coreia do Sul, país que mais realizou testes para covid-19, indicam que a velocidade de transmissão em escolas é duas vezes maior que em ambientes de trabalho e no cotidiano das cidades, devido à maior intensidade de contato entre as crianças. Destaca-se, ainda, que desde a gripe espanhola a suspensão de aulas é medida de contenção e prevenção adotada no enfrentamento de epidemias.

Ademais, importante ressaltar que não há vacina ou medicamento comprovadamente eficaz no tratamento da doença.

O GT Covid-19 ressalta a defesa das medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comunidade científica. A atuação institucional é conduzida de forma estratégica, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho no estado (MPT/RN) e com o MP estadual (MP/RN) e pode ser acompanhada no portal www.mpf.mp.br/rn

Durante a quarentena, a Comarca de Jucurutu/RN zera processos conclusos no PJe e parados há mais de 100 dias na Secretaria

Dr Mark Clark, Juiz de Direito e equipe da Comarca de Jucurutu

A Comarca de Jucurutu mais uma vez atinge metas históricas.

Os processos conclusos no PJe foram zerados,’ou seja, foram despachados, decididos ou sentenciados todos os feitos virtuais que estavam em gabinete para a análise do Juiz.

Além disso, a Secretaria também zerou todos os processos parados há mais de 100 dias para cumprimento pela equipe de servidores de Jucurutu.

Hoje, a Comarca de Jucurutu não tem processos parados há mais de 100 dias nem no gabinete (esperando por um ato do Juiz) e nem na Secretaria (esperando por cumprimento).

Tais metas só puderam ser alcançadas com o empenho, a eficiência e o comprometimento dos servidores da Comarca de Jucurutu e do TJRN com o jurusdicionado e com a Justiça!

Parabéns a todos!

O trabalho forte e constante continua…

Força e Paixão pela Justiça!

A Justiça não para!

Vídeo: Nosso blog alerta para risco de afogamento em Jucurutu/RN

Que a chegada da água no Rio Piranhas em Jucurutu é grande motivo para deixar a população feliz e fazer festa, isso é fato, o que não podemos é esquecer o amor pela nossa preciosa vida e comemorar com banho no rio e açudes deixando de lado a segurança e o cuidado necessário para não correr riscos de afogamento.

Recebemos este vídeo e decidimos compartilhar mais por questão de alerta e preservar vidas, já não basta essa época difícil que estamos vivendo com esse novo vírus, vamos fazer nossa parte e não levar mais aflição e problemas para nossas famílias e amigos.

Mais cautela com o banho nos rios pessoal.

https://youtu.be/ICIhP9ZDe-0

Covid-19: IBGE suspende pesquisas presenciais e adota pesquisa por telefone. Veja no blog

Durante a pandemia de coronavírus, o IBGE fará a coleta de suas pesquisas por telefone e pela internet. O atendimento presencial foi suspenso em todas as unidades do país.

Se você foi procurado pelo IBGE e quer tirar dúvidas, conhecer mais sobre as pesquisas ou verificar a identidade do entrevistador, acesse: http://respondendo.ibge.gov.br/ ou ligue para o número 0800 721 8181. No site, além dos dados do entrevistador, é possível consultar a foto. 

Para conhecer todos os canais de atendimento do IBGE durante esse período, acesse: https://www.ibge.gov.br/atendimento.html.

Seridó: PSDB consegue mais um vereador e tem hoje a maior bancada na Câmara de Jucurutu

Vereador Willame Lopes, o Nego decidiu pelo PSDB e vai apoiar o nome do jovem Iogo Queiroz

O vereador Willame Lopes, o Nego decidiu pelo PSDB de Jucurutu, que foi o partido que mais cresceu na cidade. Com a decisão de Nego, o partido que tem como pré-candidato o jovem bacharel em direito, Iogo Queiroz passa a contar com a maior bancada na Câmara Municipal de Jucurutu. Além de Nego, assinaram a ficha do partido os vereadores: Alan Amaral, Ioneide Queiroz, Gilson Brito, Jubira Saldanha, Edivan Fernandes, que romperam com o sistema político do deputado Nelter Queiroz (MDB), por discordarem da candidatura do radialista Robson Oliveira, do MDB.

“Em Jucurutu, terminamos o prazo de filiações partidárias com um partido forte e bons nomes para concorrer a Câmara Municipal. Iogo Queiroz tem tido o apoio popular, conta com a experiência do seu pai, o ex-prefeito Júnior Queiroz, que saiu muito bem avaliado nas últimas gestões como prefeito da nossa cidade. Iogo está cheio de ideias e tem ouvido à população da cidade e também dos distritos e comunidades rurais. O PSDB hoje tem trabalho, experiência, serviços para apresentar e propostas para desenvolver nossa Jucurutu”, afirmou o advogado Julinho Queiroz, que preside o PSDB na cidade.

Já o vereador Nego, que em 2016 foi o único eleito pelo PSDB, pertencia ao sistema do deputado Nelter Queiroz, mas no fim do prazo decidiu romper. “Decidi ficar com Iogo Queiroz por entender que, entre os que estão disponíveis, é o melhor nome para Jucurutu”, afirmou.

Por decisão do Diretório Estadual, presidido pelo deputado Ezequiel Ferreira de Souza estão suspensos todos os grandes atos de filiação ao PSDB e encontros partidários com aglomeração em locais fechados. A medida atende às recomendações das autoridades de saúde para contenção da epidemia de coronavírus no país. A orientação devido o Coronavírus é que as filiações sejam realizadas nos municípios, sem aglomerações.

MP Eleitoral vai fiscalizar ações para evitar uso eleitoreiro das medidas contra pandemia

MP Eleitoral vai fiscalizar ações para evitar uso eleitoreiro das medidas contra pandemia

Gestores não poderão utilizar gastos emergenciais para promoverem possíveis candidatos em ano de eleições municipais

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no RN remeteu uma orientação técnica a todos os promotores eleitorais do estado estabelecendo diretrizes para a atuação na fiscalização dos atos adotados pelos gestores públicos, durante o enfrentamento à pandemia de coronavírus. Para a procuradora regional Eleitoral, Caroline Maciel, é fundamental que se evite o uso das contratações ou distribuição de bens em prol de futuros candidatos, irregularidade que pode levar os beneficiados a serem alvo de ações do Ministério Público.

O documento enviado aos promotores eleitorais reforça que configura “conduta vedada a agentes públicos fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público, ficando proibida ainda, no ano em que se realizar a eleição, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto em casos de calamidade pública, estado de emergência ou de programas sociais já em execução”.

Ainda que atualmente haja declaração de situação de emergência na área de saúde, em nível federal e estadual, a PRE destaca que é fundamental o acompanhamento de ações como, por exemplo, as já anunciadas distribuições de cestas básicas, auxílios financeiros e demais bens e incentivos por parte das prefeituras. A atuação das promotorias eleitorais, nesses casos, deve ser no sentido de evitar o irregular proveito eleitoral.

Da mesma forma, o MP Eleitoral fiscalizará a realização de contratações e aquisições que venham a ocorrer através de dispensa de licitação e, ainda, a utilização desses serviços e bens. Para evitar as ilegalidades, a sugestão da procuradora é que os promotores remetam recomendações a prefeitos, secretários e servidores públicos em geral, alertando dos cuidados a serem tomados e das possíveis consequências em caso de desrespeito às normas legais.

Dentre as medidas preventivas incluídas nas recomendações, estão as de os gestores comunicarem ao MP Eleitoral – com o máximo de antecedência possível – a distribuição gratuita de bens, serviços, valores ou benefícios, bem como registrar no site oficial dos municípios os contratos e aquisições realizados com base nas novas regras legais expedidas em função da pandemia.

Confira a íntegra da orientação técnica neste link http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/docs/orientacao-tecnica-pre-coronavirus

Ao lado de vereadores, Iogo Queiroz se filia ao PSDB para disputar a prefeitura de Jucurutu

O bacharel em direito, Iogo Queiroz, jovem com 33 anos será o nome do PSDB para disputar a Prefeitura de Jucurutu. O presidente do partido em Jucurutu, advogado Julinho Queiroz anunciou a filiação e o partido terá candidatura própria também no quarto maior colégio eleitoral do Seridó.

Iogo Queiroz que também é empresário do ramo de laticínios fortalece o PSDB no Seridó. Ele é filho do ex-prefeito Júnior Queiroz, que administrou três vezes Jucurutu e em 2012 deixou a gestão com alto índices de aprovação popular. Os vereadores Alan Garcia, Gilson Brito e Ioneide Queiroz também assinaram a ficha do partido e estão engrossando as fileiras do PSDB.

Vários pré-candidatos também vão fortalecer o PSDB em Jucurutu formando uma das maiores nominatas da cidade. Até o último dia do prazo, que se encerra na próxima sexta-feira (3) de Abril, muitas surpresas podem acontecer em Jucurutu.

Por decisão do Diretório Estadual, presidido pelo deputado Ezequiel Ferreira de Souza estão suspensos todos os grandes atos de filiação ao PSDB e encontros partidários com aglomeração em locais fechados. A medida atende às recomendações das autoridades de saúde para contenção da epidemia de coronavírus no país. A orientação devido o Coronavírus é que as filiações sejam realizadas nos municípios, sem aglomerações.

Bloco na Rua: Pré candidato do PT do Apodi caiu na Folia

Dizem que daqui em diante começa às definições pra valer no mundo da política.

Observando os registros fotográficos dos ícones da política apodiense, o jovem petista; Agnaldo Fernandes, aproveitou a festa momesca para cair na folia e “abraçar” todos por onde passou. Outro fato relevante é que o “menino do sindicato”, como tem se tornado conhecido no município; tirou fotos com gente de todas as “tribos”.

O pré candidato a prefeito de Apodi também foi prestigiado durante a festa carnavalesca pela Deputada Estadual Isolda Dantas e o secretário de Estado Alexandre Oliveira.

No quesito animação e simpatia, NOTA 10 para Agnaldo Fernandes.

Irmão de Nelter pode ser o candidato dele em Jucurutu

O deputado Nelter, sem a liderança de antigamente, vem enfrentando dificuldades para encontrar o nome do seu grupo para disputar a Prefeitura de Jucurutu.

No ano passado, surgiu o nome do Vereador Rubens Batista, que logo foi retirado. Em seguida, lançou o nome da Vereadora Paula Tôrres, que pela falta de aceitação popular, também foi excluído. Daí então ressurgiu o nome do seu filho, ex-Prefeito George Queiroz, que após a operação cabresto do MP, seguido de diversas denúncias, saiu do tabuleiro político.

Esta semana o Deputado jogou o nome do radialista Robson Oliveira como opção do seu grupo, porém, diante da não aceitação de integrantes do próprio grupo e da população, já tá sendo descartado.

Agora, nos bastidores, comenta-se que Nelter vai impor o nome do seu irmão Jarbas Queiroz, sob o argumento de que entrará na disputa para ganhar ou mais uma vez vai prometer em abandonar a política caso o seu candidato não ganhe, com uma pessoa de sua alta confiança.

Fonte https://senadinhomacaiba.com.br/irmao-de-nelter-pode-ser-o-candidato-dele-em-jucurutu/

Jucurutu: Justiça Eleitoral divulga mudanças de locais de votação

O Excelentíssimo Dr. Mark Clark Santiago Andrade, Juiz Eleitoral da 27ªZE, comunica a todos os eleitores desta jurisdição que, por necessidades de ordem técnica, as seções (sala onde o eleitor vota) e os locais de votação (prédios onde o eleitor vota) da Zona Rural do município de Jucurutu/RN, foram transferidos para outros endereços, ficando distribuídos da seguinte forma:

Em Apodi-RN, o povo quer o agricultor

O blog está sendo procurado há dias por populares de Apodi para pedir um espaço, pois acreditam que nosso site tem bastante alcance e força e citam como exemplo, a derrota da oligarquia em Jucurutu.

Assim como Golias que desafiava em voz alta, achando-se invencível, lá no médio Oeste, tem-se um novo Davi potiguar com coragem suficiente de enfrentar Golias.

Tal como o povo quis o Liso na disputa com o baraozinho aqui em Jucuturu; Apodi caminha para uma disputa acirrada entre Agnaldo FERNANDES, agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, e Alan Silveira que pretende à reeleição. O atual prefeito Alan é filho de ex prefeitos de Apodi, Gorete e Klinger.

Agnaldo Fernandes tem conseguido surpreender a classe política, como fenômeno de popularidade e sendo o nome mais cogitado pela população para disputar a prefeitura pela oposição.

Para quem desacreditou na força política do jovem agricultor, agora parece compreender que nada é impossível na política.

II Encontro da Família “Thereza” presta homenagem ao Veterano de guerra, jucurutuense Alcindo Arnaldo 

Alcindo Arnaldo da Silva foi o principal homenageado no recente II Encontro da Família “Thereza”, realizado no espaço Sabores da Serra, na cidade de Upanema-RN. Jucurutuense de 93 anos de idade, o “general” como é carinhosamente chamado pelos amigos mais próximos, é o único vivo de uma família de 16 filhos, sendo oito homens e oito mulheres.  

Alcindo também é o único vivo entre os três filhos de Jucurutu que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e participaram da Segunda Guerra Mundial, na Itália. Os outros dois foram Evaristo Lacava da Silva, (irmão de Mardelice Lacava da Silva – in memoriam, mulher de Alcindo), e Lino Vicente de Araújo. 

Os familiares que vieram de várias cidades do Rio Grande do Norte, de Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba; e de Parnaíba. No Piauí tiveram oportunidade de conhecerem parte da galeria de fotografias e documentos, de Alcindo que lembram a participação do veterano de guerra no conflito mundial, com participação ativa dos Pracinhas brasileiros, notadamente nas batalhas de Montese, Castelonuevo e Monte Castelo. Entres os documentos estavam o certificado de participação no Teatro de Operações da Itália; Certificado de Medalha de Campanha, escudo com a Cobra Fumando, boina e o livro que relata a história da participação dos potiguares na Segunda Guerra Mundial.  

História da Família 

Alcindo e seus 15 irmãos são filhos de Francisco Marcelino da Silva e Joaquina Maria da Conceição, que se casaram no cartório de Brejo do Cruz, na Paraíba, no dia 20 de outubro de 1911. No registro consta que o casal no momento do casamento declarou que já tinha oito filhos: Maria, com 12 anos de idade; Umbelina com 11; Honória com 9; Francisco com 7; Sebastiana com 6; Mafalda com 4; João com 3 e Sizefredo com 1 ano de idade. Depois de casados nasceram mais 8: José, Francisca; Manoel; Eliziaria; Severino; Joaquim; Severina e Alcindo.  

No histórico de casamento o patriarca da família tinha 35 anos, havendo o registro apenas de sua mãe que se chamava Maria Thereza, daí a origem da família dos “Thereza”.  A matriarca, Joaquina Maria da Conceição era filha de Eugênio Pereira da Silva e Júlia Maria da Conceição.  

Registro fotográfico – Marcelino Neto, Blog ” O Câmera”

Família reunida em Upanema/RN

Carinho das sobrinhas

Seu Alcindo Arnaldo

Sobrinhos

Mossoró: Um ratinho na Saúde Pública…

Dona Francisca portadora de esclerose lateral amiotrófica, até as primeiras horas da manhã deste domingo encontra-se na UPA do Bairro Belo Horizonte, em Mossoró/RN aguardando uma vaga no hospital Tarcísio Maia para procedimento de Raio-X.

Lenilza avisou sobre o rato morto, mas, até a noite de ontem o bicho ainda não tinha sido retirado. Deve ser muito difícil remover do local.

Hoje acordei com uma situação de uma amiga. A mãe dela tem esclerose lateral amiotrófica, com 79 anos, seu estado é bem debilitado e Lenilza, umas das filhas é quem cuida da mãe. Eu conheci elas quando moravam aqui em Jucurutu.

Então, dona Francisca apresentou problemas respiratórios e a família a levou para uma UPA em Mossoró/RN e está na UPA enquanto aguarda desocupar uma cama no Tarcísio Maia para fazer um Raio-X. E lá na UPA, Lenilza (filha) aguardando ao lado da mãe, foi dar uma arejada na janela, deparou-se com um RATINHO, um ratinho morto do lado da janela do cômodo que estava a mãe doente, totalmente vulnerável as doenças que o “bichinho” pode causar. Lenilza filmou, e esse vídeo foi parar num portal de notícias Mossoró Hoje

Vídeo:

http://www.emanuellagalvao.com.br/wp-content/uploads/2020/01/069163e536764a9188dd1b60110a18b7.mov