Professores participam de curso em educação ambiental

Com o objetivo de multiplicar conhecimento sobre educação ambiental em sala de aula, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através do Parque das Dunas e da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), iniciou na manhã dessa terça-feira (24), a IV edição do “Curso em Educação Ambiental: da teoria à prática”, destinado aos professores da rede pública de ensino. Cerca de vinte profissionais da educação estão inscritos e participam até sexta-feira (27), de diversas atividades relativas ao tema.Dentre os assuntos programados para os quatro dias de curso, temos a História da Educação Ambiental, Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Educação Ambiental e Espaços não Formais, Sustentabilidade e Elaboração de Projetos. Inseridas nos temas principais, estão as atividades em grupo, aulas de campo, exibição de vídeos, discussões e dinâmicas que ressaltam a importância de se trabalhar a questão ambiental nas escolas.

“A rotina do professor em sala de aula e a necessidade de cumprir o conteúdo específico de sua disciplina não permite que ele veja que à sua volta existem inúmeras possibilidades para complementar as aulas. O curso traz essa visão através da discussão e troca de experiências, além das vivências simples, mas bastante significativas”, disse a pedagoga e educadora ambiental, Monaliza Mendes.

“A estratégia de diversas atividades durante a programação também é relacionar autores como Paulo Freire e Vigotsky com a educação ambiental, trabalhando a socialização de conceitos e temas geradores ambientais para que os participantes possam elaborar atividades críticas e multiplicar esse conhecimento”, afirmou o biólogo Daniel Costa.

A abertura aconteceu no auditório Tocandira, no Parque das Dunas, e contou com a presença do diretor administrativo do Idema, Marcelo Gurgel e da gestora do Parque, Mary Sorage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *