Fotos: Com esperada participação, Jucurutu realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

Tema: O Desafio na Consolidação dos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS

As atividades preparatórias com a população para a 5ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu nesta segunda e terça 18 e 19 de setembro, ocorreram de 15/08 a 16/09 com as pré-conferências dos bairros, comunidades rurais e outros segmentos como usuários, LGBT, Idosos, jovens, pessoa com deficiência, totalizando 23 pré-conferências onde cada grupo; elegeram seus representantes para ter direito a voz e voto na etapa final da Conferência – todas elas foram realizadas pela equipe do NASF.

Jucurutu, o único município do RN a realizar a conferência municipal de saúde 2017 para poder elaborar o plano municipal de saúde.

A abertura aconteceu na noite de ontem 18, com a presença dos usuários, trabalhadores, representantes de entidades, além da presença das autoridades: prefeito municipal, Valdir Medeiros; vice-prefeito, José Pedro; Raimundo Nonato, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Maria Denise Presidente do Conselho Municipal de Saúde e assistente social do hospital, vereadora, Ioneide; Marjorie Ovídeo, Secretária de Saúde entre outras.

“Parabenizo todos vocês que estão aqui, que amanhã possa vir mais pessoas para discutirmos a nossa cidade de mãos dadas sem aqui misturar política pública com a politicagem e discutirmos a política pública de forma séria nesse espaço que propicia o cidadão comum reivindicar.” Disse o prefeito Valdir Medeiros na sua fala de abertura da Conferência.

“Ninguém pode governar, ninguém pode presidir ou ser gestor de algo que não haja participação da população, principalmente os conselhos municipais que tem que acompanhar as políticas públicas e também fiscalizar e até cobrar.” Enfatizou a vereadora Ioneide Queiroz

Veja fotos do primeiro dia da Pré-Conferencia Municipal de saúde

Na 2ª etapa da Conferencia realizada nessa terça-feira 19, convidados e delegados se apresentaram com as suas propostas e reivindicações.

Para a usuária Mércia, precisa melhorar o serviço de saúde da comunidade Espinheiro como por exemplo, a necessidade de um técnico em enfermagem e a melhoria do abastecimento de água.

O usuário Leonelson lamentou a falta de psiquiatra no CAPS e reivindicou um espaço e atenção para os portadores de deficiência.

As mães das pessoas com deficiência falaram sobre suas dificuldades para fazerem terapia e dar uma melhor condição de vida aos seus filhos, reivindicaram mais apoio da saúde para que os profissionais possam oferecer um atendimento melhor e mais frequente aos seus filhos.

A secretária de Saúde Marjorie Ovídio atenta às reivindicações explicou sobre a falta do psiquiatra e respondeu também as mães das pessoas com deficiência “Para o mini centro de especialidades, já estamos pensando num lugar, lugar este que pudesse ter uma sala para que todos os profissionais pudessem atender com os equipamentos e realizar esses atendimentos e para fazer essa sala, a gente precisa fazer um orçamento, para compra desse material permanente e a gente não tem ainda orçamento porque o orçamento que tem é o que foi feito ano passado e na proposta para o próximo ano, a gente já colocou no orçamento. A boa notícia pra já, é que o pediatra e o neurologista vão começar a atender pelo município e já vão poder fazer o acompanhamento dessas crianças,  o pediatra vai começar a atender nesta sexta, para as crianças que já tinham procurado a secretaria e o neurologista com previsão de começar a atender em outubro.” Esclareceu a secretária de saúde Marjorie Ovídio

Em Seguida, iniciou o debate e apresentação e votação de propostas e a Eleição dos delegados para a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

Coordenador: Psicóloga do NASF Mirelle Medeiros Antunes

Conferencista: Micarla Duarte de Lima – Assistente Social         

Confira fotos do 2º dia da Conferência

Eleitos Delegados para a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *