Nova gestão resgata Jucurutu e município volta para o Mapa do Turismo Brasileiro

Após a administração passada ter permitido que a maravilhosa cidade de Jucurutu fosse excluída do Mapa do Turismo Brasileiro, em 2015; com notável sumiço do Conselho do Pólo Turístico do Seridó, ausência em reuniões e falta de documentação, o Município de Jucurutu na data de ontem 28 de Abril de 2017, defendeu e conseguiu a aprovação de seu retorno ao Mapa do Turismo Brasileiro 2017 bem como conseguiu reaver o seu assento junto ao Conselho do Pólo Turístico Seridó.

Uma das grandes preocupações da atual gestão de Jucurutu voltar ao Mapa do Turismo do Brasil com urgência, era a realização da nossa tradicional festa que é conhecida como “Maior Natal do RN” sem o retorno, seria inviável o apoio do Ministério do Turismo para realização do evento este ano.

É bom explicar para a população que a inclusão do Natal de Jucurutu no calendário de eventos do estado, não angaria verba nenhuma, além de não ser reconhecido pelo Ministério do Tursimo. Agora sim, o Ministério do Turismo pode reconhecer a importância do Evento, e apoiá-lo.

O que antes era apenas “suspeita”, a falta de interesse no tema TURÍSMO da gestão passada, hoje podemos ter certeza!

Desde os primeiros dias da gestão do Prefeito Valdir Medeiros, que o Turismo é considerado primordial para alavancar o desenvolvimento econômico do Município. Com base nessa premissa, várias ações foram tomadas no sentido de mostrar toda a potencialidade turística e geoturistica, como gastronomia, hospedagens, manifestações culturais, religiosas e históricas, belezas naturais, turismo de aventura e de lazer, turismo de eventos, potencial geológico e arqueológico.

A Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi realizada na cidade de Caicó/RN. Dentre as cidades participantes, além de Jucurutu, citamos Parelhas, Florânia, Caicó, Currais Novos, Cerro Corá, Serra Negra do Norte, Acari, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas e Grossos (convidada).

Para o Prefeito Valdir Medeiros “o retorno de Jucurutu como rota do turismo no Pólo Seridó e no Mapa do Turismo Brasileiro favorecerá a cidade, pois ações já estão sendo tomadas para dar mais visibilidade ao Município que tem grande potencial para o Geoturismo e está inserida na região do Seridó, cujo nome já é forte como marca”.

Para o Secretário-Chefe de Gabinete Civil, Ranieri Almeida, “Jucurutu tem potencial geoturístico, geológico e arqueológico enorme e pouquíssimo explorado. A cidade entra, definitivamente, em um ciclo que é constante e dinâmico no qual, com a implementação das políticas certas, gerará riquezas, desenvolvimento para as comunidades além de gerar emprego e renda. Em adição, começaremos a fazer o mapeamento dos geossitios para integrar Jucurutu no conceito de Geoparque bem como o inventário turístico do Município através de parcerias que estão sendo firmadas com a UFRN e também com o Geoparque Seridó.”

Para Francinilson Batista, Secretário Municipal de Esportes e Turismo, que fez a defesa oral do retorno de Jucurutu à rota do Turismo “o momento é de muita alegria e comemoração pois Jucurutu nunca deveria ter saído desses dois conselhos, mas com esforço e dedicação conseguimos traçar estratégias para revermos nosso lugar. Assim, todo um trabalho foi realizado entre as secretarias de Esporte e Turismo e Gabinete Civil para que conseguíssemos, de forma objetiva e realista, reaver nosso espaço. Agora vamos criar e implementar as políticas necessárias para as coisas começar a acontecer”.

Na próxima reunião do Pólo Turístico Seridó, Jucurutu tomará posse de seu assento e apresentará um vídeo institucional que será produzido o qual fará uma  síntese dos pontos fortes do Município para o Turismo, de modo geral!

A volta de Jucurutu ao Mapa do Turismo Brasileiro além de dar mais visibilidade ao Município como destino turístico também facilita a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo.

É Jucurutu, na gestão Valdir Medeiros, transformando Jucurutu em cidade turística. Apesar de muito trabalho pela frente, a equipe mostra-se bastante empenhada em avançar no desenvolvimento turístico desse Município de paisagens exuberantes, gastronomia de referência e artesanato de destaque em toda a região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *