Jucurutu: Presidente do Sindicato Rural comemora aprovação da renegociação de dívidas de produtores rurais

IMG_2478
Na foto: Rui Lopes, Joana Darc, o diretor da FAERN Filho de Ubirajara, entre outros representantes dos produtores rurais da PB, AL, CE, PE.

Graças ao bom Deus, alternativas para o endividamento rural, que era uma grande preocupação para produtores e agricultores do RN e todo Nordeste brasileiro, foi aprovada pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (17).

A forte e prolongada seca que atinge os produtores rurais, agricultores, criadores, de todo nordeste, tem causado muitos prejuízos e o maior deles é o endividamento rural.

Em Jucurutu, existem mais de 100 agricultores com dívidas junto ao Banco do Nordeste que estavam sem poder entrar na instituição por causa dos débitos, e que estavam com suas propriedades hipotecadas, sem poder negociar e sem poder funcionar com ela através do crédito rural. Com dívidas antigas, muito altas, juros altos, as contas foram fincando impagáveis.

Em Jucurutu muitos produtores rurais já estão sendo cobrados judicialmente.

“O sindicato em si, o trabalho que a gente vem fazendo junto aos demais representantes da nossa região, ressalta o empenho dos políticos do nordeste e agradece essa colaboração decisiva para que o setor produtivo possa voltar a funcionar e os pequenos produtores endividados tenham melhores condições para o refinanciamento das dívidas, com bons descontos para quem procurar quitar e também desconto para aquele que deseja parcelar. O abatimento das dívidas do crédito rural é de 70% até 95% e com certeza eles voltarão a produzir novamente. As dívidas impediam a produção, impossibilitavam os agricultores ao acesso ao crédito, e a partir do momento que eles conseguem essa conquista, um prazo maior para pagar, eles voltam a ter o acesso ao banco, começam a produzir novamente, e começa a surgir novas rendas em nosso município, no nosso estado e em todo nordeste.” Argumentou Rui Lopes presidente do Sindicato Rural de Jucurutu.

A veterinária e agricultora Joana Darc que contou sua história de vida pelo Brasil inteiro durante sua luta em participações em congressos, em audiências públicas, hoje comemora essa grande vitória dos produtores Rurais.

Esta blogueira agradece a oportunidade de ter conhecido Joana Darc de Acari, que é Coordenadora do Movimento Grito da Seca do RN e também Sócia fundadora da Associação dos Criadores do Seridó.  Sabendo da sua história de vida, da perda do seu pai agricultor que cometeu suicídio por conta da dívida, mando um abraço para Joana. Parabéns por esta vitória dos seus pais e do trabalhador rural que além do castigo da seca, outro grande problema se relaciona as pressões que as instituições financeiras faziam aos endividados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *