Oiticica: Moradores de Barra de Santana protocolam proposta de TAC no MPF

Um grupo formado por cinco moradores da comunidade Barra de Santana, localizada na zona rural de Jucurutu, protocolou na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 10hs, na sede do Ministério Público Federal, em Caicó, uma proposta de Termo de Ajuste de Conduta, para ser apresentado ao procurador Bruno Lameña. Ele terá reunião na tarde de hoje com o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Mairton França, e o referido  documento deve ser apresentado.

O Blog Sidney Silva conversou com Erica Naiara Gomes, moradora da comunidade na sede do MPF. Ela disse que mesmo o Governo Federal, já tendo se pronunciado dizendo que não tinha interesse de assinar um TAC, “nós insistimos porque são as nossas garantias que estão em jogo, os nossos direitos. Na proposta que protocolamos, nós fizemos constar que a obra física só será retomada após a conclusão da terraplanagem e drenagem da nova Barra de Santana, bem como o início da construção das casas da nova Barra de Santana. A obra física da Barragem, a partir deste TAC, terá percentual de efetividade na mesma proporção da obra física“, disse.

Os moradores da comunidade Barra de Santana continuam acampados em frente ao canteiro de obras da Barragem de Oiticica. Eles querem que as obras sociais, ou seja, construção da nova Barra, do Cemitério novo, as agrovilas, comecem. “Até agora se tem zero por cento das obras sociais enquanto a obra física avança rapidamente. Lamentavelmente a situação chegou nesse ponto“, comentou.

Blog Sidney Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *