No RN, Projeto “Samuzinho” ensina primeiros socorros a professores e estudantes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) inicia, na próxima quarta-feira (27), o Projeto Samuzinho, que visa sensibilizar crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, sobre a importância do SAMU 192/RN para a população, além de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para atuação diante de situações urgentes, com a aplicação de técnicas de primeiros socorros. As atividades ocorrerão na sede do SAMU 192/RN, na BR 304.

O projeto-piloto contará com a participação de 50 estudantes e 10 professores da Escola Municipal José Arinaldo Alves, do município de Macaíba, e terá a parceira da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

As atividades serão divididas em duas turmas, de forma que todos os alunos possam receber instruções teóricas e práticas de imobilização de mão e coluna cervical, reanimação cardiorrespiratória, atendimento a vítimas de choque elétrico e acidentes domésticos, entre outros. Cada turma participa em um turno, sendo a primeira das 8h às 11:30h e a segunda das 14h às 16:30h, com distribuição de kits e lanche para os participantes.

De acordo com o Coordenador Estadual do SAMU 192/RN, Dr. Cláudio Macedo, o objetivo do Samuzinho é “capacitar professores e alunos como primeiros respondentes em situações críticas e que exijam conhecimentos básicos para o socorro a vida, seja no meio familiar ou na comunidade. Além de promover a conscientização quanto à prevenção de acidentes de trânsito e domésticos”.

O projeto visa também minimizar o índice de falsas ligações (trotes) realizadas por crianças e adolescentes com idade escolar, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, diminuindo o tempo de espera pelo atendimento e tornando a atividade mais eficaz no salvamento de vítimas reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *