Sesap já tem primeiro relatório de focos do aedes emitido por Cosern

O primeiro relatório recebido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitido hoje (2) pela Cosern, a partir do trabalho de campo dos leituristas, aponta uma parcial de 140 focos do mosquito aedes aegypti em 23 municípios do RN. Natal, com 66 focos, São José de Mipibu (17), Caicó (12) e Parnamirim (7) são as cidades com maior número.

Os dados estão sendo enviados para a Sala de Situação, localizada no 7º andar da sede da Sesap, que os repassa aos municípios para que os agentes sejam enviados ao local. A iniciativa vem se somar às outras que já estão em curso e que são monitoradas pela equipe da Sala de Situação, coordenada por Cláudia Frederico, da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) da secretaria:  os aplicativos Aedes na Mira e Observatório do Aedes, além do Disque Dengue, que recebe denúncias pelo número 199.

O relatório vem com o endereço completo do imóvel e a localização georreferenciada.  Além das cidades citadas, os focos também foram encontrados em Angicos, Assu, Baraúna, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Martins, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Maria, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu e Touros.  

A companhia dispõe de 400 leituristas que estão presentes em mais de 1 milhão e 300 mil residências no Estado. Antes de cair em campo esta semana, eles foram capacitados por agentes da Sesap para a missão estratégica de combate ao aedes.

Outra colaboração da Cosern nesta parceria que foi firmada sem custo algum para o Governo do RN, será nas 26 agências e 143 postos credenciados, com a entrega de material para os consumidores. Nas agências de maior porte, que concentram mais consumidores, serão exibidos vídeos educativos das campanhas. Além disso, a companhia irá divulgar material publicitário da campanha contra o aedes nas faturas de energia a partir de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *