Meteorologistas do Nordeste vão se reunir nos dias 21 e 22 em Recife

A 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor leste do Nordeste, de 2016, está marcada para os dias 21 e 22 de março, na sede da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), em Recife. Representando o Rio Grande do Norte, estará participando o gerente de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), Gilmar Bristot.  A programação consta de apresentação dos representantes das instituições federais e estaduais e, no dia 22, a finalização do Boletim de Análise e Previsão Climática.

A última reunião foi realizada em fevereiro, na sede da EMPARN, quando os meteorologistas do Nordeste concluíram que “a análise dos resultados de previsão climática utilizados para a elaboração desse documento (CPTEC/INPE, FUNCEME e INMET) mostram, de forma unânime, uma tendência de chuvas abaixo do normal para o período de março a maio de 2016 no setor norte da Região Nordeste”.

Os meteorologistas lembram ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal Sistema Meteorológico  responsável pela ocorrência de chuvas no Nordeste. Ela é influenciada  pelas variáveis climáticas ligadas aos oceanos Pacífico e Atlântico. Destacam que “variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos tem forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de março a maio sobre a região Norte do Nordeste e, o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação à ocorrência de chuvas, tanto na questão da distribuição temporal como espacial”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *