Fundação Carlos Chagas divulga Concurso “Negras e Negros nas Ciências”

negra

A Fundação Carlos Chagas, com apoio da Fundação Ford, anuncia um concurso de pesquisa sobre as desigualdades raciais nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

O objetivo é oferecer até quatro bolsas de pesquisa para a realização de diagnósticos/estudos a partir da consolidação de dados quantitativos e qualitativos, que permitam identificar a participação ou não de negras e negros no campo das ciências.

Espera-se que os resultados desses estudos possam contribuir para a identificação e compreensão dos possíveis mecanismos geradores das desigualdades raciais e étnicas na pósgraduação, bem como no dimensionamento da contribuição de negras e negros para o desenvolvimento do campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

Poderão concorrer nos termos deste edital: pesquisadoras e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, centros e institutos de pesquisa, situados em território nacional; pesquisadoras e pesquisadores vinculados a organizações não governamentais; pesquisadoras e pesquisadores sem vínculo institucional, desde que comprovada experiência e competência em pesquisa e temática privilegiadas neste edital, ou em áreas correlatas.

LINHAS DE APOIO

Os projetos a serem propostos devem levar em conta, pelo menos, uma das seguintes dimensões:

  1. Estudos sobre a presença e a atuação de negros e de negras no quadro docente e discente na graduação e na pósgraduação nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.
  2. Estudos sobre experiências e boas práticas voltadas para atrair e qualificar jovens do ensino médio e da graduação, visando a estimular sua inserção como pesquisadores nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.
  3. Estudos quantitativos que explorem as bases de dados disponibilizados por instituições de pesquisa (IBGE, INEP8, Capes/CNPq9 entre outras) no recorte de cor/raça e a inserção nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas. Ou, ainda, produção de dados primários a partir de coleta direta em programas de pós-graduação de instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas.
  4. Estudos sobre a participação de negras e negras na história das ciências, por exemplo, relatos biográficos e suas contribuições em espaços institucionalizados de produção do conhecimento científico e tecnológico.

 INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.fcc.org.br/fcc/ negras-e-negros-nas-ciencias/apresentacao, a partir do preenchimento do formulário de inscrição e do envio do projeto de pesquisa e do link do currículo lattes atualizado do coordenador da proposta (último mês).

O projeto, com até 20 mil caracteres com espaço ou máximo um 1 mb (megabyte), deverá comportar: fundamentação teórica, objetivo do estudo, metodologia, resultados esperados, cronograma e orçamento detalhado. 

PRAZOS

A data final para envio das propostas é 31 de março de 2016, às 23h:59m exclusivamente pelo site http://www.fcc.org.br/fcc/negras-enegros-nas-ciencias/apresentacao Os resultados serão publicados no mesmo endereço eletrônico. Os projetos aprovados deverão ser executados em até seis meses, considerando o período de 15 de maio de 2016 a 15 de novembro de 2016.  Confira aqui o Edital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *