Detran vai realizar ações educativas em bares de Natal

DETRAN EDUCATIVO

Os bares situados no bairro de Petrópolis, em Natal, vão receber na quinta (25) e sexta-feira (26), das 20h às 23h, ações educativas realizadas pela equipe técnica de educação de trânsito do Detran/RN. As abordagens aos clientes vão acontecer na intenção de conscientizar os condutores sobres os efeitos do álcool no organismo e como isso influencia negativamente no momento de conduzir um veículo automotor.

As abordagens informativas vão demonstrar o funcionamento e a aplicabilidade do etilômetro, aparelho conhecido popularmente como “bafômetro” e que é utilizado para quantificar o nível de álcool presente no organismo do condutor.  Os clientes terão a oportunidade de conhecer o aparelho e de realizar testes educativos que vão conferir o teor de alcoolemia dos avaliados.

Outro ponto importante das intervenções educativas do Detran/RN nos bares é relacionado a aplicação prática da Lei Seca. Nesse sentido, serão mostradas as punições que estão sujeitos os condutores que agirem em desacordo com a lei, ressaltando os valores das infrações notificadas, como também a possibilidade do infrator, além de responder pelo delito administrativamente, ser condenado também na esfera criminal. Nesse caso, quando o índice de alcoolemia for igual ou superior a 0,34 mg/l de sangue.

A ação vai contar ainda com a entrega de folders e adesivos informativos de segurança de trânsito focando a preservação da vida e o respeito às normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No total, serão envolvidos 16 técnicos da área de educação do Detran/RN.

 Lei Seca

O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30 e se o condutor for reincidente nos últimos 12 meses, o valor da multa dobra. Caso o teste de bafômetro acuse 0,34 mg/l ou mais de álcool por litro de sangue no organismo, ele também é preso e só será liberado mediante pagamento de fiança estipulada pelo delegado responsável pela instauração do procedimento criminal.

Caso o condutor tenha a CNH suspensa e for flagrado conduzindo qualquer veículo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a cassação do direito de dirigir por dois anos. Após esse período, o interessado poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames e ritos necessários para obter a CNH como se a mesma fosse tirada pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *