Senado aprova reajuste do salário mínimo para os aposentados

Senado

 

Por Hora 1

O governo tomou mais uma goleada no Congresso: os senadores estenderam o mecanismo de reajuste do salário mínimo também para os aposentados.

A sessão foi tumultuada, mas no fim das contas, os senadores aprovaram a Medida Provisória. Até 2019, a correção do salário mínimo será feita pelo INPC do ano anterior, mais o percentual de variação do PIB de dois anos antes.
Contra a vontade do governo, os senadores mantiveram o texto aprovado na Câmara, que estende essa política de reajuste aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Atualmente esses benefícios são corrigidos apenas pela inflação.

De acordo com o Ministério da Previdência, a mudança vai provocar um gasto extra de R$ 4,6 bilhões ao ano, mas a oposição saiu da votação dizendo que tem como arrumar dinheiro.
Já os líderes governistas dizem que a presidente Dilma deve vetar a extensão do cálculo de correção do salário mínimo para os aposentados que ganham acima do mínimo e que o texto aprovado no Senado permite que seja vetada apenas essa parte.
“Isso aí quebra o país e nós temos que ter a responsabilidade para garantir, inclusive, a Previdência, o futuro, a aposentadoria das pessoas que vão trabalhar a vida inteira para ter uma vida digna no final”, disse o senador Delcídio Amaral, PT/MS, líder do governo no Senado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *