FMI reduz projeção de crescimento da economia global em 2015

fmi

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua previsão para o crescimento econômico mundial de 2015 e alertou para instabilidade no mercado financeiro e flutuação dos preços de ativos no curto prazo. A entidade também assinalou o risco de desaceleração global no médio prazo.
Em uma atualização do seu relatório World Economic Outlook, a instituição financeira prevê uma expansão mundial de 3,3% para 2015, inferior à projeção em abril, de 3,5%. O reajuste se deve à recessão inesperada dos EUA no 1º trimestre, que impactou as economias do Canadá e México. O FMI, porém, manteve a previsão de 3,8% para o próximo ano.

Conforme o documento, as economias desenvolvidas podem ter um crescimento de 2,1% este ano, 0,3 ponto percentual inferior à cifra divulgada em abril.

A entidade rebaixou, ainda, a projeção para o crescimento dos mercados emergentes e países em desenvolvimento, que deve ficar a 4,2%, 0,1 ponto percentual mais baixo que a previsão de abril.

O FMI emite, a cada ano, duas edições de World Economic Outlook, respectivamente durante a reunião de primavera e a sessão anual em outono. O primeiro documento é atualizado no meio do ano e o segundo, no início do ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *