Secretário estadual de Saúde ressalta importância da regionalização

Fonte: ASSECOM/SEASAP

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, enfatizou a regionalização como objetivo principal da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e um dos principais do Governo do Estado. “Nosso foco é desencadear o processo de regionalização”, afirmou Lagreca em entrevista concedida nesta sexta-feira (19), ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra.

Segundo Lagreca, a regionalização é um instrumento da maior importância, pois permite organizar as redes de saúde, de modo a garantir a integralidade da assistência. Para se executar de fato a regionalização é fundamental a cogestão, implementada de forma participativa e democrática. Nesse aspecto, o secretário destacou o município de São Paulo do Potengi, que vem atuando pioneiramente no estado nessa perspectiva.

Durante a entrevista, o secretário também comentou o desempenho do Rio Grande do Norte na campanha de vacinação contra a gripe, que se encerra nesta sexta-feira (19). “De uma maneira geral, poucos estados do Brasil atingiram a meta de 80% de cobertura vacinal, estabelecida pelo Ministério da Saúde. O Rio Grande do Norte atingiu 76% de cobertura e, portanto, está na média nacional”.

Lagreca lembrou que apesar de terminar hoje a campanha, as pessoas que não tomaram a vacina podem continuar a ir aos postos de saúde para receber a dose, sobretudo aqueles que pertencem ao grupo de risco – pessoas com 60 anos ou mais, crianças com idade entre seis meses a menores de 5 anos, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *