Polícia usa violência para conter parada do orgulho gay na Turquia

Polícia turca usa violência para conter Parada do Orgulho Gay em Istambul neste domingo (28). A polícia da Turquia usou balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos d água contra pessoas que estavam reunidas em uma rua no centro de Istambul para participar da Parada do Orgulho Gay.
O comitê organizador do desfile, que realizava sua 13ª edição, afirmou que as autoridades decidiram de repente e sem aviso prévio proibir o desfile, justificando que o evento coincidia com a celebração do mês do Ramadã, segundo informou o jornal Hürriyet Daily News .
De acordo com a programação, a parada começaria nos arredores da Praça de Taksim e caminharia rumo ao bairro de Tünel, mas horas antes do início do desfile vários policiais fecharam os acessos à praça.
O jornal Zaman informou que os agentes avisaram às pessoas que interviriam caso a multidão não se dispersasse. No fim, foram utilizados jatos d água, balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os participantes.
A primeira Parada do Orgulho Gay de Istambul foi celebrada em 2003, com apenas 30 participantes, e desde então cresceu até somar dezenas de milhares nos últimos anos.

Fotos Divulgação

turquia1

 

turquia2

15179119

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *