NOADE participa de ação nacional contra as drogas

Fonte: TJRN

O Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos (NOADE) de Natal, que é um órgão de assessoramento do Poder Judiciário, dá início, nesta segunda-feira (22), a mais uma participação na chamada “Semana Nacional de Políticas sobre Drogas”, instituída pela Secretaria Nacional voltada ao tema e vinculada ao Ministério da Justiça. Trata-se da 16ª edição do evento, que prossegue até o próximo dia 26, com ações em várias unidades jurisdicionais de Natal.
A iniciativa consistirá, nesta ano, basicamente, de panfletagens que serão feitas em vários órgãos do Judiciário potiguar, nos quais a equipe multidisciplinar do NOADE estará à disposição dos transeuntes para divulgação do trabalho que o Núcleo realiza, orientando a população em relação ao tratamento de dependência química, bem como a possibilidade para o agendamento de atendimentos.
“Em verdade, é um trabalho mais preventivo”, explica Lucineide do Nascimento, coordenadora administrativa do Núcleo, ao ressaltar que a demanda sempre sofre um acréscimo, no fim de cada Semana Nacional. “Sempre nos telefonam para saber como ajudar algum parente ou alguém próximo que precisa de apoio no enfrentamento da dependência química”, completa.
Segundo a coordenadora administrativa do NOADE, o Núcleo atua na Semana Nacional desde 2002, com atuações que integravam palestras, apresentações e panfletagens, com o apoio dos servidores – compostos por psicólogos e assistentes sociais, tanto do quadro do Judiciário potiguar, quanto servidores públicos cedidos, além da parceria com entidades ligadas ao tema.
Saiba mais
O Noade foi criado em 1999, por meio da iniciativa do então juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, hoje desembargador Saraiva Sobrinho, sendo a ideia acatada pelo então presidente do TJRN, desembargador Ítalo Pinheiro. Em 19 de novembro de 2008, o Núcleo foi oficializado através da Lei Complementar nº 371/2008.
Programação:
22 de junho – Panfletagem no FMSF – 8h às 12h
23 de junho – Panfletagem no Complexo Judiciário – 8h às 12h
25 de junho – Panfletagem no Varela Barca – Zona Norte – 8h às 12h
26 de junho – Panfletagem na sede do TJRN – 8h às 12h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *