Audiência pública debate tema da XV Conferência Nacional de Saúde

A Assembleia Legislativa, através de proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), realizou audiência pública nesta terça-feira (2) para debater a temática da XV Conferência Nacional de Saúde, “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

O objetivo foi discutir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência contou com participação de autoridades, representantes do segmento e do Poder Público.

Mineiro destacou a importância da participação popular no processo de discussão sobre a qualidade da saúde pública. “As conferências são um importante instrumento de participação, fiscalização e controle social. Temos que aprofundar esse modelo, para que as pessoas tenham mais condições de opinar sobre as demandas, de cobrar os investimentos e de ter uma saúde pública de qualidade”, declarou o deputado.

O secretário Estadual de Sáude, Ricardo Lagreca agradeceu o convite para participar da audiência e enfatizou que é preciso traçar ajustes para seguir com o SUS de forma democrática e mais fortalecido. “Considero a forma democrática como o SUS é mantido uma riqueza e precisamos ajudar para ter mais sucesso, além de uma saúde pública com qualidade”, afirma o Secretário.

Neste momento crucial de instalação de uma crise financeira que atinge todo o país é preciso buscar soluções imediatas para a saúde pública no nosso país.

“A sociedade busca e precisa de uma saúde com qualidade, digna na assistência pública e destaco temas como subfinanciamento e judicialização para fomentar e contribuir de forma mais incisiva com a saúde pública nas esferas estadual e federal”, argumenta o Promotor de Saúde Carlos Henrique.

Para o coordenador da VIII Conferência Estadual de Saúde, Francisco Batista Júnior, o maior problema do SUS não é a questão do subfinanciamento e sim de gestão, porque o modelo utilizado atualmente pelo Sistema é patrimonialista.

“Com esse modelo atual de fisiologismo e patrimonialista não há dinheiro que sustente o Sistema Único de Saúde e temos que admitir que mesmo neste modelo é um sistema autoritário”, desabafa o Coordenador.

A XV Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília (DF), no período de 23 a 26 de novembro de 2015.

O processo de mobilização começou com as etapas municipais de conferências, que se iniciaram em 9 de abril e vão até 15 de julho. As etapas estaduais vão de 16 de julho a 30 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *